Professores respondem ao descaso do governo com mobilização

10/10/2012

Em assembléia, nesta terça (9), com a presença de 72 docentes, foi aprovado o calendário de mobilização indicado pelo Fórum das ADs. Deste modo, ocorrerão dois dias de paralisação das atividades acadêmicas, em 24 de outubro e 22 de novembro, quando serão realizados atos públicos no centro de Feira de Santana e em frente à Governadoria, em Salvador, respectivamente. Como indicativo ao Fórum das ADs, foi aprovada uma vigília na Secretaria Estadual da Educação (SEC), com o objetivo de pressionar a Coordenação para o Desenvolvimento do Ensino Superior (CODES) a agendar o início das negociações da pauta de reivindicações 2012 junto às secretarias estaduais da Administração (Saeb), do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e Casa Civil.

A assembléia também deliberou pela realização de um debate sobre carreira, a partir do Estatuto do Magistério Superior em vigor, das experiências em outros estados e do Projeto de Lei encaminhado pelo Governo Dilma que reestrutura a carreira dos docentes das Federais. entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro foi aprovada a realização do XI Encontro dos Docentes das Ueba, na Uneb. Nova assembléia está marcada, desta vez para o dia 5 de dezembro, para pautar o indicativo de greve.  

Com este calendário de mobilização, o Movimento Docente pretende enfrentar o descaso do governo que, desde 14 de junho, quando a pauta foi protocolada, ainda não marcou nenhuma reunião para discuti-la. Nas falas, durante a assembléia, foi enfatizada a possibilidade de o governo manter esta política de estrangulamento orçamentário, que repercute nas condições de trabalho e nos baixos salários, diante da criação de outras universidades federais no Estado.

Dois outros pontos aprovados na assembléia foram a rejeição de convênios com escolas da rede privada e a denúncia da precarização da relação de trabalho, imposta às Ueba pelo Conselho de Política de Pessoal (COPPE) da Saeb, que vem pagando aos professores substitutos através da modalidade “indenização”, o que provoca grandes atrasos e, pior, não garante os direitos trabalhistas básicos ao trabalhador.

DIA ESTADUAL DE LUTA NA UEFS

O Dia Estadual de Luta, realizado terça-feira (9) em cada uma das universidades estaduais da Bahia, na Uefs, foi marcado com uma panfletagem no pórtico. Houve, ainda, café da manhã, distribuição de praguinhas e apresentação da dupla de cordelistas João e José Ramos.

Na ocasião, os professores da Uefs informaram à comunidade universitária que a categoria tenta negociação com o governo do Estado por um reajuste de 28%; revogação da Lei 7176/97 e a destinação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos às Ueba. Nesta quinta (11), o Fórum das ADs volta a se reunir, na Adusb, para avaliar os próximos passos.

Veja fotos da mobilização no pórtico da Uefs.

Leia Também