Fórum de Reitores discute pauta do MD

25/09/2012

O Fórum das ADs, após diversas tentativas de discussão das demandas do Movimento Docente com o governo do Estado, sem êxito, propôs que o Fórum de Reitores assumisse as reivindicações da categoria. Na reunião, realizada no dia 19 de setembro, em Salvador, os representantes das ADs reforçaram a importância de os reitores defenderem a aplicação de, pelo menos, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) do Estado para as quatro universidades estaduais baianas. O documento assinado por ambas as representações será divulgado publicamente até quarta-feira (26).

Na pauta da reunião, também foram discutidos o orçamento 2012-2013, tramitação de processos de progressão, promoção, alteração de regime de trabalho e insalubridade, agilidade nas ações de permanência estudantil, mais a aprovação e elaboração de um documento conjunto entre os fóruns das ADs e de Reitores.   

“Os reitores são responsáveis pela interlocução entre a demanda das universidades e o governo do Estado, por isso é importante que entendam e apóiem a proposta do movimento docente e também se responsabilizem pela melhoria da qualidade do ensino nas UEBA. Além disso, o orçamento de cerca de 5% da RLI é inviável para os projetos de ampliação das universidades”, disse Jucelho Dantas, diretor da Adufs, avaliando a reunião como positiva.

Durante a reunião, os reitores informaram que cerca de 60 dias solicitaram suplementação de recursos ao governo do Estado para custeio e investimento das universidades, mas que o valor não foi garantido.

Para o orçamento de 2013, conforme os reitores, o governo anunciou o aumento de 20 milhões.

Leia Também