Comando Nacional indica suspensão unificada da greve
20/09/2012
O Comando Nacional de Greve do Andes-SN indicou, após assembléias dos docentes das IFE, pela suspensão unificada da greve nacional do setor, no período de 17 a 21 de setembro.
Os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) retornaram ao trabalho na última sexta (14), após a greve que se iniciou em 29 de maio. O comando de greve avaliou que a paralisação, a mais longa dos últimos anos, foi também a mais forte e participativa da categoria. Nas assembléias realizadas foram discutidas as condições do trabalho, a carreira docente e o modelo de universidade brasileira mais adequado à sociedade.
A paralisação dos professores das universidades federais vinha enfrentando um impasse desde o último dia 13 de agosto, quando o governo assinou um acordo com o Proifes. Desde então, o governo deu por encerrada a negociação com a categoria. O Proifes aceitou a proposta de reajuste, com percentuais que variam de 25% a 40%, mas o problema maior da proposta, para o Andes-SN, está na reestruturação da carreira, contida no PL 4368/12, que desrespeita os princípios defendidos pelo movimento docente.