Aula inaugural da Uefs discute Ciência e Ética

12/09/2012

As atividades acadêmicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) iniciaram com aula inaugural do semestre 2012.2, nesta quarta-feira (12/09), no Anfiteatro do módulo II, campus universitário.

O professor Jucelho Dantas, diretor da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), agradeceu ao convite para compor a mesa e deu as boas-vindas aos novos estudantes. O docente lembrou que os alunos, ao ingressar em uma universidade, vislumbram um espaço acadêmico ideal para o exercício das atividades e formação profissional, mas que, atualmente, as universidades estaduais baianas passam por um processo de sucateamento.

“As UEBA vivem um déficit no quadro de funcionários e de professores, além de sofrerem com estrutura física precária. Estamos em crise na educação, com greve na educação básica e nas universidades federais. Além disso, o salário dos professores das universidades estaduais baianas é o pior do Nordeste. O governo Wagner não está tratando a educação como deveria”, pontuou o coordenador da Adufs.

Jucelho Dantas finalizou o discurso convocando os presentes para o debate com os candidatos à prefeitura municipal de Feira de Santana, que será realizado na próxima segunda-feira (17/09), às 15 horas, no Centro de Convivência, ao lado do Auditório Central, e informou que, nos próximos dias, a Adufs lançará edital para eleição da nova diretoria.

A aula inaugural do semestre 2012.2 teve palestra com o tema Ciência e Ética no século XXI, ministrada pela professora doutora Eliane Elisa de Souza e Azevedo. A docente possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1961), doutorado em Doctor of Philosophy in Genetics pela University of  Hawaii – USA (1969) e pós-doutorado pela University of  London - Inglaterra (1973).

Geneticista de renome internacional, a pesquisadora atuou na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e na Comissão sobre Acesso e Uso do Genoma Humano, ambas no Ministério da Saúde. Professora Titular na Uefs, Eliane se destacou pela criação e coordenação do Núcleo de Bioética.

Leia Também