ADUFS se reúne com representante da SAEB para solucionar descontos indevidos

31/07/2017

Em reunião realizada na sexta-feira (21) na sede da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), a ADUFS cobrou da Coordenadora de Consignação, Cidiclécia Alves, celeridade na suspensão dos descontos indevidos nas folhas de pagamentos de professores filiados ao Sindicato.

Os descontos indevidos começaram antes mesmo do recadastramento de todos os filiados de todos os sindicatos de servidores públicos da Bahia, iniciado em dezembro de 2016. Docentes e Sindicatos foram surpreendidas com excessos nos descontos efetuados no contracheque por parte do governo.

A ação, que além de ser irresponsável, tem gerado desconforto para os docentes, já que alguns professores têm tido descontos superiores à 1% do valor bruto e outros descontos abaixo da arrecadação. Esse valor, que foi aprovado em Assembleia de Docentes da UEFS em 2001, é o mesmo que rege o Estatuto do ANDES, entidade da qual a ADUFS é seção sindical do Sindicato Nacional. Assim, o valor percentual de 1% sobre o salário bruto não pode ser modificado por ser estatutário, o que caracteriza o “equivoco” do governo como uma atitude de má fé.

Durante a reunião do dia 21, a coordenadora da consignatária afirmou que irá fazer o ajuste nos valores díspares e normalizar a cobrança dentro do valor devido. O Sindicato apresentou mais fichas de filiação para regularizar o processo de recadastramento que segue até o dia 13 de agosto.

A ADUFS salienta que é contra a obrigatoriedade do pagamento do imposto sindical por acreditar que a autonomia dos trabalhadores se passa também por sua relação com o sindicato e, defende a prática da contribuição voluntária como forma de fortalecer o laço de comprometimento entre os filiados e a entidade sindical.
 

Leia Também