Professores de todo país aprovam a construção de uma nova Greve Geral

17/07/2017

Reunidos no 62º Conad do ANDES-SN, docentes de diversas seções sindicais do Brasil aprovaram um calendário de mobilização a fim de barrar as contrarreformas em curso e revogar as já aprovadas, como a Trabalhista, sancionada por Michel Temer na última quinta (13). Entre as propostas, a construção de uma nova Greve Geral. O Conad ocorreu de 13 a 16 de julho, em Niterói (RJ). Representaram a Adufs os diretores Gean Santana, como delegado, André Uzêda e Clédson José Ponce, indicados como observadores, juntamente com a professora Linnesh Ramos.

Frente aos desafios políticos, também foram aprovadas a construção do Dia Nacional de Lutas em defesa da educação pública e gratuita, no mês de agosto, juntamente com movimento estudantil, sindical e popular; mais a convocação dos professores das universidades estaduais brasileiras, entre 7 e 9 de setembro, para avançar na luta em defesa das instituições estaduais. Os encontros entre os docentes dessas instituições ocorrem todo ano e têm sido um espaço importante para instrumentalizar a luta da categoria.

Segundo Gean Santana, “este foi o maior Conad, superando o realizado no ano passado, em Boa Vista. Houve a presença de professores novos, o que mostra o processo de renovação do nosso sindicato. Fizemos um balanço das lutas do primeiro semestre e apontamos qual caminho seguir com o objetivo de retomar o nível de mobilização ocorrido na Greve Geral deflagrada no dia 20 de abril”.

O Conad, instância deliberativa da categoria, teve como tema central “Avançar na unidade e reorganização da classe trabalhadora: em defesa da educação pública e nenhum direito a menos!".  

Leia Também