Esclarecimento sobre a contribuição sindical

21/06/2017

Os professores filiados à Adufs que não tiveram a contribuição sindical descontada no contracheque de maio devem conferir se o valor foi debitado junto com a contribuição deste mês. Segundo o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb), Adriano Tambone, haverá, em junho, duplicidade na cobrança.

A contribuição sindical do mês anterior foi suspensa por conta do decreto nº 17. 251/2016, que determinou que os sindicatos cadastrassem os filiados junto à Secretaria. Também foi exigido que cada servidor assinasse um formulário de Autorização do Desconto da Saeb permitindo o débito. Apesar de efetuado o cadastramento de boa parte dos associados no prazo estabelecido pela secretaria, alguns não tiveram o desconto no contracheque. Para a diretoria da Adufs, o bloqueio da contribuição é mais um ataque aos sindicatos, pois representa uma tentativa de sufocá-los financeiramente e limitar a força política desses.

Formulário de Autorização

Os docentes que não assinaram o formulário de Autorização devem procurar a secretaria da Associação. O sindicato funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 20h, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A contribuição sindical corresponde a 1% do salário bruto, conforme aprovado em assembleia. O valor consignado em folha de pagamento incide sob qualquer reajuste no salário, a exemplo dos Incentivos por Pós-graduação (IPG). O órgão responsável por proceder os descontos é a Saeb, que efetua o repasse à Associação.

Desconto superior a 1%

Alguns professores procuraram a diretoria da Adufs para reclamar que houve desconto superior a 1% do salário bruto no contracheque. A diretoria solicitará novamente da Saeb a correção do equívoco. Os docentes prejudicados devem procurar a secretaria da Associação munidos do (s) contracheque (s) em que consta (m) o excesso do desconto, para que, se comprovada a operação indevida, o sindicato possa ressarci-los. 

Leia Também