Diretoria da Adufs convoca assembleia para esta terça (13)

13/06/2017

Os professores se reunirão em assembleia às 16h30 desta terça-feira (13), ao lado da Adufs. Além da conjuntura, a categoria discutirá a convocação de uma nova Greve Geral para o dia 30 de junho; pautas internas, como o funcionamento da creche e a segurança no campus; a campanha salarial 2017, além de eleger o delegado do 62º Conad.

A Greve Geral de 24 horas integra o calendário de lutas definido pelas centrais sindicais, que apontaram a unidade rumo à deflagração do movimento. O objetivo é barrar as contrarreformas da Previdência e Trabalhista, lutar pela revogação da Lei da Terceirização e pelo Fora Temer.

Na Bahia, o governo Rui Costa segue a mesma cartilha de ataques aos direitos trabalhistas e de sucateamento do setor público. As Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) são gravemente penalizadas por uma crise orçamentária que prejudica o exercício pleno da pesquisa, da extensão e do ensino.

A intensa cobrança do Fórum das ADs e as mobilizações organizadas pela categoria no estado denunciando o descaso com as instituições parecem ter forçado o governo a se posicionar. No dia 30 do último mês, o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Habitação (Saeb), Adriano Tambone, em conversa com o coordenador do Fórum, Milton Pinheiro, informou que o governo poderia reunir-se com a categoria para discutir direitos trabalhistas, como os processos de promoção, progressão e mudança de regime de trabalho, que não estão sendo garantidos.

A garantia os direitos trabalhistas faz parte da pauta 2017, que ainda inclui a destinação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para o orçamento anual das Ueba; reimplantação da licença sabática, extinta pelo governo em 2015 por meio da lei n 13.471/15; ampliação e desvinculação de vaga/classe do quadro de cargos e o aumento de 30,5% nos salários, resultante da reposição das perdas inflacionárias referentes aos anos de 2015 e 2016, somado a uma política de recomposição salarial.

Conad
O Conad acontecerá entre os dias 13 e 16 de julho, em Niterói (RJ). O tema central será “Avançar na unidade e reorganização da classe trabalhadora: em defesa da educação pública e nenhum direito a menos!”.  

Leia Também