Frente Baiana discute o Programa Escola sem Partido

31/05/2017

A Frente Baiana Escola sem Mordaça realizou um ato político no dia 29 de maio, após o debate sobre o Programa Escola sem Partido, iniciado na manhã do mesmo dia na Câmara Municipal de Salvador em uma polêmica audiência pública com o deputado federal, defensor da ditadura militar e tortura no Brasil, Eduardo Bolsonaro (PSC).

Com o tema “Escola sem mordaça: por uma educação crítica e libertadora”, o ato teve como palestrantes os professores Fernando Penna (UFF) e Márcia Barreiros (UNEB), que problematizaram as inconsistências práticas e teóricas do projeto. Também fizeram parte da mesa os professores Marcos Barreto (APLB) e a professora Lana Bleicher (ANDES-SN).

De forma didática, o professor Fernando Penna desconstruiu os argumentos que fundamentam o Programa Escola Sem Partido, classificando-o como tendencioso e inconstitucional. Fernando problematizou as falsas ideias criadas pelo projeto a partir três parâmetros: o não reconhecimento do professor como educador, a educação como uma relação de consumo e a redução do aluno como uma propriedade de seus pais. Segundo o professor, o projeto segue uma lógica de consumo e dissemina entre a sociedade um “pânico moral”, além de ser um grande ataque à profissão do professor.

A professora Márcia Barreiros explanou sobre as questões do racismo e da violência às mulheres e à população LGBT. Demonstrou, também, a necessidade de se debater essas questões em sala de aula e fez uma explicação teórica da falsa-afirmação para o termo “ideologia de gênero”. Para a professora, gênero não pode ser classificado como uma ideologia.

Frente Baiana Escola Sem Mordaça
Reunindo inúmeras organizações sindicais, movimentos sociais, de juventude e populares, as Frentes Estaduais Escola Sem Mordaça significam mais um passo importante na organização da luta contra a lei da mordaça. O movimento tem como objetivo estimular o debate crítico e a resistência organizada da sociedade a esse projeto.

A próxima reunião da Frente Baiana Escola Sem Mordaça está marcada para dia 9 de Junho, às 17h, na Faculdade de Educação da UFBA. Para maiores informações sobre a frente, basta acessar a página do facebook da Frente Baiana Escola Sem Mordaça.

Fonte: Ascom Fórum das ADs, com edição.

Leia Também