Reunião do Setor reforça a continuidade da luta
29/05/2017
Um dia após a grande Marcha #Ocupe Brasília, ocorrida na última quarta (24), na capital federal, os professores das universidades públicas encontraram-se na Reunião do Setor das Instituições Estaduais (Iees), Municipais (Imes) e Federais de Ensino Superior (Ifes) do Sindicato Nacional, no dia 25 deste, naquela cidade. O encontro ocorreu no prédio do ANDES-SN. A Adufs foi representada pelos diretores Marilene Lopes e Gean Santana.
Os presentes avaliaram a Marcha, destacando a ampla participação popular e a disposição dos manifestantes à luta; fizeram uma análise da conjuntura do país e discutiram o direcionamento político do movimento. Foi indicada a convocação de assembleias nas seções sindicais do ANDES-SN no período de 29 de maio a 7 de junho com o objetivo de apreciar os seguintes pontos de pauta: avaliação da conjuntura, ampliação da mobilização pela saída de Michel Temer da Presidência da República e em defesa dos direitos da classe trabalhadora ameaçados pelas Reformas da Previdência e Trabalhista e pela Lei da Terceirização, mais a construção da Greve Geral de 48 horas.
A proposta é que o calendário de mobilização seja pauta das assembleias das diversas categorias de trabalhadores para que, juntas, construam uma agenda unificada de luta. Os docentes aguardam uma posição das centrais sindicais sobre a data de deflagração do movimento paredista. “A reunião do Setor contou com ampla participação da categoria. Foi importante para apontar as estratégias para as próximas lutas”, declarou Marilene Lopes.