Segurança no campus é tema de debates
29/05/2017
Na próxima quarta-feira (31), a diretoria da Adufs fará um debate sobre o tema Segurança na Uefs: Uma Questão de Gênero?, a ser realizado às 16h, no Auditório 3, Módulo IV da universidade. Foram convidados para compor a mesa representantes do DCE, Sintest, Mulieribus, Comissões de Segurança no Campus e de Violência e Gênero, a empresa terceirizada que presta serviço à universidade, além do grupo Pró-presença da polícia no campus.
Questões relacionadas à segurança dentro dos campi têm sido pensadas e discutidas pelas universidades de todo o país, preocupadas com as notícias, ainda que raras, de furtos, tentativas de assalto, vandalismo, dentre outras ocorrências. Na Uefs, o assunto tornou-se pauta do dia, o que levou a administração e demais membros da comunidade acadêmica a debaterem uma proposta de intervenção que tente resguardar a segurança patrimonial e, ao mesmo tempo, garantir a integridade daqueles que frequentam a instituição, sem que signifique a presença da Polícia Militar (PM) na universidade.
O aumento, em locais específicos, de postes de iluminação; treinamento humanitário para os vigilantes; sistema de monitoramento eletrônico nos laboratórios, quadra, guaritas, dentre outros locais e o incentivo à criação de programas de extensão que sejam voltados às comunidades do entorno fazem parte da proposta indicada no plano de ação elaborado pela Comissão de Segurança da Uefs com o objetivo de melhorar ainda mais a convivência na instituição. Essas ações, que acompanham um diagnóstico sobre a segurança no campus, serão apresentadas à comunidade acadêmica no dia 6 de junho deste. A expectativa da Comissão é que até o dia do encontro, professores, estudantes e técnico-administrativos consultem as informações apresentadas no documento e apresentem sugestões. Leia o diagnóstico.
A reunião para discussão sobre o diagnóstico será realizada no Auditório Central, a partir das 8h. Além da diretoria da Adufs, compõem a Comissão de Segurança representantes do Consu, Sintest, DCE, Administração Central e residências universitárias.