Encontro da Regional NE III discute a greve nas Ifes

22/08/2012

Cerca de 60 professores das universidades estaduais e federais da Bahia, Sergipe e Alagoas participaram do 44º Encontro Regional Nordeste III do Andes-SN, nos dias 17 e 18 deste mês, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (ADUFAL), em Maceió.

A greve nas instituições federais de ensino superior foi um dos pontos mais discutidos. Representantes dos Comandos Locais de Greve da UFBA, UFRB, UFS e da UFAL expuseram os problemas enfrentados pelas universidades federais e criticaram a postura autoritária do governo Dilma diante do movimento grevista.

Na ocasião, Jucelho Dantas, coordenador da Adufs, falou do apoio da Associação dos Docentes da Uefs à greve do movimento docente das federais. “A Adufs reconhece a legitimidade do movimento dos professores. Na Bahia, veiculamos nota pública na imprensa e spots nas rádios de Feira de Santana para manifestar o apoio da entidade à greve dos profissionais da educação básica e das universidades federais. Também contribuímos com o transporte dos grevistas das federais para deslocamento das atividades, haja vista que a diretoria do sindicato (Apub), filiada ao Proifes, quer suspender a greve por entender que a proposta do governo contempla os anseios da categoria”, disse, acrescentando que “esse foi um dos encontros de maior participação docente”.

Durante o 44º Encontro Regional Nordeste III do Andes-SN ainda foi discutido o tema Previdência Complementar. Foi consenso a proposta de mobilização para debate do assunto. “As entidades participantes do encontro devem encaminhar a questão para a base e buscar maneiras de ampliar o debate”, disse a professora Gracinete Bastos, tesoureira da Regional NE III. 

Pela Adufs, além do professor Jucelho Dantas, participaram os professores Gean Santana (DTEC), Neima Oliveira (DEXA)  e Ana Jaqueline Carneiro (DSAU).

Leia Também