Governo não cumpre promessa de iniciar as negociações com as ADs

22/08/2012

O prazo de 15 dias proposto pelo governo Wagner para receber os professores das universidades estaduais baianas e discutir a pauta de reivindicações 2012, em reunião com o representante da Coordenação para o Desenvolvimento do Ensino Superior (CODES), Nildon Pitombo, no dia 2 de agosto, expirou. Até o momento, o Fórum das ADs não foi convocado para a reunião que seria agendada com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e a Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).

Preocupados com a possibilidade de começar o processo de enrolação por parte do governo e atentos aos prazos, considerando-se que o orçamento para 2013, incluindo o reajuste salarial da categoria, deve ser encaminhado pelo governo na proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que está em tramitação até o dia 31 de agosto, os representantes das ADs continuarão pressionando o governo para nova rodada de negociação.

Na última quarta-feira (14/08), o Fórum das ADs, reunido na ADUSC, aprovou a continuidade da mobilização, prevendo uma visita aos principais veículos de comunicação da capital e dos municípios onde existem campus de alguma das UEBA. Também a campanha de mídia, com peças publicitárias que denunciam a condição de piores salários entre os docentes das universidades estaduais nordestinas, estão em andamento e deverão ser divulgadas em breve em jornais, TVs e rádios.

A proposta dos professores é equiparar o salário dos docentes das Universidades Estaduais da Bahia aos melhores pagos nas Instituições Estaduais de Ensino Superior nordestinas, o que representaria, no momento, 28% de reajuste, mais a revogação da Lei 7.176/97, que reestrutura as universidades estaduais baianas, e a garantia de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos para o orçamento anual, com revisão do porcentual a cada dois anos. Além disso, o orçamento não deve ser menor do que o executado no ano anterior.

Leia Também