Fórum das ADs indica intensificação das mobilizações e paralisação das atividades no dia 25 de maio

08/05/2017

Diante da omissão do governo Rui Costa à pauta de reivindicação 2017, protocolada há quase cinco meses, o Fórum das ADs indicou, em reunião realizada na última quinta (4), a ampliação da mobilização e o endurecimento das ações com o objetivo de pressionar os gestores a apresentarem respostas concretas aos professores. Será remetida à avaliação das assembleias a realização de uma Semana em Defesa das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), de 22 a 26 de maio, com a paralisação das atividades acadêmicas no dia 25 deste nas quatro instituições. Na Uefs, a assembleia ocorrerá no dia 16 deste mês.

O Fórum distribuirá uma carta à comunidade acadêmica alertando, mais uma vez, professores, estudantes e técnicos sobre os graves problemas que comprometem as condições de trabalho e estudo nas universidades, convocando-os a endossarem a luta contra os ataques à educação pública. A proposta é que no dia da paralisação ocorram mobilizações nos campi das quatro Ueba.

“Precisamos fazer várias ações para tirar o governo do imobilismo e abrir um canal de diálogo com o Movimento Docente. Não podemos aceitar a situação do jeito que está: terceirizados com salários atrasados e a universidade suja; nós, professores, sem podermos promover e progredir na carreira; além dos quase 20% de perda salarial apenas nesses últimos dois anos”, disse o diretor da Adufs, Gean Santana. O professor ainda chama a atenção para a necessidade de a categoria endossar a proposta das diversas centrais sindicais do país que, em reunião, refirmaram a disposição em repetir a Greve Geral do dia 28 de abril, dessa vez de 48 horas ou por prazo indeterminado, caso o Congresso Nacional não recue nas contrarreformas Trabalhista e da Previdência e na revogação da lei da Terceirização. A proposta do Fórum das ADs é que, nas assembleias, sejam construídos comitês da Greve.

O Fórum das ADs volta a se reunir no dia 6 de junho, na sede da Adufs, para pôr em prática o calendário de mobilização encaminhado pelas assembleias.

Encontro das Ueba
Outro ponto da pauta do Fórum das ADs foi o XIII Encontro dos Docentes das Ueba, que ocorrerá de 26 a 28 deste mês, em Ilhéus. No espaço, será discutido e construído o plano de lutas da categoria para os próximos dois anos.

Ainda na pauta do Fórum das associações, uma reunião do Fórum das 12. Conforme sugerido pelas diretorias das associações docentes, o Fórum das 12 se reunirá na próxima sexta-feira (12), às 10h30, na sede da Aduneb, em Salvador, para debater os ataques aos direitos trabalhistas dos servidores das Ueba, a permanência estudantil e a unidade dos professores, estudantes e técnico-administrativos rumo à uma grande mobilização em defesa das Ueba.  

Leia Também