Evento discute o papel da mulher e a transformação da família
04/05/2017
Como parte das atividades organizadas em alusão ao centenário da Revolução Russa, comemorado este ano, será realizado na próxima terça-feira (9), às 16h, Auditório V, Módulo VII da Uefs, um debate sobre O papel da mulher e a transformação da família. A expositora será a professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Maria Orlanda Pinassi.
Está programado um ciclo de debates nos campi das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Na Uefs, as atividades seguem no dia 8 de junho com o tema O processo da tomada do poder, que terá como debatedor os professores Osvaldo Coggiola, da Universidade de São Paulo (USP), e Milton Pinheiro, lotado na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Também no campus de Feira de Santana, dia 20 do próximo mês, o debate sobre O poder soviético: derrota e perspectiva histórica, que contará com os expositores Mauro Iasi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), e Eurelino Coelho (Uefs).
A atividade é promovida pelo Fórum das ADs e, nas seções sindicais, organizado pelo Grupo de Trabalho e Política de Formação Sindical (GTPFS) e pelas diretorias. Segundo Gean Santana, diretor da Adufs, “a Revolução marcou a história da humanidade. Para evitar o seu avanço, a burguesia foi obrigada a implementar o Estado de bem-estar social nos países europeus. É importante rememorar o período, na perspectiva de aproveitarmos os acertos e evitarmos os erros e equívocos que contribuíram para a falência e dissolvição da União Soviética, para que possamos construir uma alternativa à essa barbárie chamada capitalismo e possamos encontrar a verdadeira humanidade”.
Na Uefs, a primeira atividade do ciclo de debates ocorreu no dia 5 de abril. O expositor foi Luciano Martorano, docente da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Minas Gerais, que discorreu sobre Vanguarda política e os conselhos operários na revolução. Na ocasião, o professor explicou os dois processos distintos que envolveram a Revolução Russa, destacando que o período assinalou a possibilidade de construção de uma sociedade verdadeiramente fraterna, solidária e igualitária.
A programação do ciclo de debates será divulgada em breve.