Quinta-Encontros discute representação da mulher na sociedade
03/04/2017
Assuntos relacionados ao cotidiano da mulher foram abordados através da linguagem cinematográfica na Quinta-Encontros realizada no dia 30 de março. Por meio da exibição do documentário Para Além dos Seios, no qual personagens reais se expõem naturalmente diante da câmera para falar sobre a vida e experiências pessoais, os participantes discutiram como os discursos responsáveis por construir a desigualdade de gênero são naturalizados e de que maneira as mulheres são representadas nos diferentes momentos históricos da sociedade.
A obra busca o empoderamento da mulher e o respeito ao outro, trazendo à discussão temas como aborto, liberação da maconha e seu uso medicinal, questões raciais, homessexualidade, transexualidade, representações midiáticas, opressão das ideologias religiosas sobre os corpos, dentre outras temáticas. “O corpo da mulher ainda é muito mal compreendido, pois nos discursos e na grande mídia aparece sexualizado. É sempre analisado a partir da ótica do desejo masculino. O documentário é muito importante porque traz à tona bandeiras e demandas dos movimentos sociais contemporâneos, como o movimento negro, de mulheres e LGBT, que lutam pela desconstrução dos discursos rotulados”, avaliou Fernanda Rebelo, professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba) que participou da Quinta-Encontro como debatedora.
“As pessoas saem da sessão emocionadas e reflexivas. Sentem a necessidade de fazer com que as discussões abordadas sejam disseminadas. Ao produzir o documentário, a minha intenção foi fazer com o que elas entendessem e refletissem mais sobre esses temas”, disse o diretor Adriano Big, também presente no evento.