Fórum das ADs discute e prepara mobilizações em defesa dos direitos trabalhistas
03/04/2017
Em meio ao atual cenário de retirada de direitos e necessidade de organização da classe trabalhadora, aconteceu no dia 24 de março uma reunião do Fórum das Associações Docentes. O Fórum fez uma avaliação da reunião com o governo do Estado e analisou a conjuntura estadual e nacional. Fez parte da discussão também a Campanha de Mídia 2017 e a preparação de um conjunto de atividades e iniciativas de mobilização para o mês de abril.
O calendário de lutas do Fórum estará articulado com as pautas nacionais e locais. A agenda será fechada na próxima reunião, que já foi apontada pelos docentes para o dia 11 de abril, em Salvador. Contudo, já constam na movimentação datas importantes vinculadas ao calendário do ANDES e da CSP Conlutas, como o dia 28 de abril, que será o dia da paralisação geral, convocado de forma unitária pelas centrais sindicais.
Do ponto de vista local, as reinvindicações estão relacionadas às medidas do governo Rui Costa frente às universidades estaduais e aos direitos trabalhistas (promoção e progressão), mais especificamente na questão do investimento e custeio das universidades, ausência de recomposição salarial e mudança do regime de trabalho dos professores. Está prevista para o dia 18 de abril um dia estadual de luta e mobilização do Fórum das ADs.
Cartilha “Não à Reforma na Previdência e ao Prevbahia!”
Além da Reforma na Previdência proposta por Michel Temer (PMDB), os servidores públicos da Bahia foram surpreendidos por mais um golpe do governo Rui Costa. No dia 14 de março, os deputados da Assembleia Legislativa, que são da base governista, aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 22.059/16, que torna automática a adesão dos novos servidores ao PrevBahia. Por decisão do FAD haverá recurso na justiça em função da ação arbitrária do governo.
Para Milton Pinheiro, coordenador do Fórum das ADs, o Plano de Previdência Complementar (Prevbahia) segue a mesma lógica da Reforma na Previdência de Temer e faz parte de um conjunto de ataques dos governos aos direitos dos trabalhadores. O Fórum é contrário à essa medida desde o princípio e apostará, no próximo período, na luta e na conscientização da categoria através de ciclos de debates, mobilizações, paralisações e, principalmente, no lançamento da cartilha do Fórum das ADs sobre Prevbahia e a Reforma na Previdência, que será trabalhada nas universidades com todos os docentes e a comunidade acadêmica.
Conheça a cartilha
Fonte: Ascom Fórum das ADs