Fórum das ADs reúne-se com o governo para discussão da pauta 2017

13/03/2017

Três meses após o Fórum das ADs protocolar junto ao governo estadual a pauta 2017 solicitando o agendamento de uma reunião para discussão das reivindicações, o pedido, enfim, foi atendido. O encontro está marcado para esta terça-feira (14), às 15h, na Secretaria da Educação (SEC). Na ocasião, também será debatida a situação do transporte que atende aos servidores da Uneb e os da Uefs residentes em Salvador.

A maior parte da pauta traz elementos já apresentados em 2016, mas que não foram atendidos pelo governo Rui Costa, a exemplo da ampliação do orçamento e o cumprimento dos direitos trabalhistas. As quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) vivem uma crise financeira sem precedentes, na qual a insuficiência de recursos para atendimento das demandas engessa cada vez mais o funcionamento das atividades acadêmicas e impede a garantia de direitos dos servidores. Além disso, a reposição inflacionária da categoria referente a 2015-2016 não foi paga, o que impõe aos trabalhadores grandes perdas salariais.

Na Uefs, por conta do contingenciamento de recursos, a manutenção dos contratos e a compra de materiais didáticos estão cada vez mais difíceis e o pagamento das bolsas estudantis é feito com grande sacrifício. Obras previstas não saem do papel e as intervenções que estavam em andamento tiveram de ser paralisadas. Não há novos investimentos.

Em 2017, o problema mais recente gerado pela crise financeira imposta ao longo dos anos pelo governo estadual, na Uefs, é a suspensão do pagamento dos trabalhadores terceirizados. A instituição atrasou salário, vale-transporte e ticket-refeição referentes aos meses de dezembro de 2016 e janeiro deste ano dos funcionários dos setores de jardinagem, manutenção, limpeza, telefonia, além das merendeiras. O salário referente ao mês de fevereiro, que deveria ser depositado na conta dos trabalhadores na última semana, ainda não foi pago. 

Diante do atual cenário, o início do semestre letivo 2017.1, na próxima quarta-feira (15), às 9h, no Anfiteatro do Módulo II, que terá a palestra Segurança nas Universidades: experiências, soluções e tendências, ministrada pelo professor Francisco Mata Machado Tavares, da Universidade Federal de Goiás (UFG), deve ser não só de comemoração, mas de preocupação.

O Fórum das ADs espera que na reunião desta terça (14) o governo sinalize com algumas respostas, já que as Ueba, importante patrimônio do povo baiano, O Fórum das ADs espera que na reunião desta terça (14) o governo sinalize com algumas respostas, já que as Ueba, importante patrimônio do povo baiano, precisam continuar contribuindo com a formação de cidadãos-profissionais.

15 de março
Para marcar o Dia Nacional de Lutas com greves, paralisações e mobilizações, na perspectiva da construção da greve geral contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 (que institui a Contrarreforma da Previdência), na próxima quarta-feira (15), a diretoria da Adufs fará uma panfletagem no pórtico da Uefs. A concentração está marcada para às 7h. Não haverá paralisação das atividades acadêmicas na universidade.

A data da mobilização foi indicada no 36º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em Cuiabá (MT), no mês de janeiro, e aprovada na reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, realizada em início de fevereiro, em São Paulo. Outras entidades e centrais do país também determinaram a adesão ao 15 de março, construído de forma unificada por diversas categorias de trabalhadores.

A diretoria da Adufs convoca a comunidade acadêmica da Uefs para participar da mobilização e intensificar a resistência das Ueba contra a PEC do governo Temer.

Leia Também