Seções sindicais organizam seminário sobre a reforma da Previdência

06/03/2017

No próximo sábado (11) será realizado o Seminário contra a Reforma da Previdência e a Retirada de Direitos. O objetivo é discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, de autoria do governo Temer, especificando os problemas que causará aos trabalhadores, caso seja aprovada. A diretoria da Adufs será representada por Gracinete Souza, que também é 2ª secretária da Secretaria Regional Nordeste III do ANDES-SN.

A atividade começará às 9h com a mesa A Reforma da Previdência e os impactos na Classe Trabalhadora. Os debatedores informarão sobre as regras previstas na proposta e como a contrarreforma retira direitos historicamente conquistados. Também haverá destaque para a situação das mulheres, pois a PEC fixa a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem.

Às 14h, na mesa Unidade de Ação para Barrar a Reforma da Previdência, os debatedores falarão sobre a necessidade de organizar a resistência da classe trabalhadora rumo à construção da greve geral para bloquear o avanço das investidas do governo. Ainda será iniciada a discussão sobre a constituição, na Bahia, do Fórum em Defesa da Previdência Social, que reúne diversas entidades com o objetivo de unificar a luta contra a proposta.

Após o Seminário ocorrerá uma cerimônia de inauguração da nova sede da Regional Nordeste III do ANDES-SN, que atualmente funciona na avenida Tancredo Neves, 1632, Edifício Salvador Trade Center, Torre Norte, 11º andar, sala 1113, em Salvador.

“Governos anteriores, como Collor, FHC e Lula, já fizeram mudanças na Previdência prejudicando os trabalhadores. No entanto, a atual proposta representa um ataque ainda maior. Para garantir 100% da aposentadoria, o trabalhador terá de contribuir por 49 anos com a Previdência Social, ou seja, parece que o governo quer que ele morra antes de se aposentar. Além disso, a proposta de equiparação da idade é um desrespeito às mulheres, pois desconsidera que existe machismo no Brasil e que cumprem jornadas duplas ou triplas de trabalho”, pontuou Gracinete Souza.


O seminário está sendo organizado pela Secretaria Regional Nordeste III do ANDES-SN, composta por seções sindicais dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. A atividade segue um encaminhamento do 36º Congresso do Sindicato Nacional, que deliberou fomentar o debate sobre a temática.

Jornada de debates

O Dieese e algumas centrais sindicais realizam nos estados brasileiros a 13° edição da Jornada Nacional de Debates, que tem como tema A Reforma da Previdência Social. Na Bahia, o seminário ocorrerá na próxima quinta-feira (9), às 14h, no Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (Sindae), em Salvador.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima quarta (8) através do email [email protected]. Mais informações no número (71) 3242-7880.  

Leia Também