Coordenação Nacional em Defesa da Educação Pública e Gratuita divulga nota

24/02/2017

A Coordenação Nacional em Defesa da Educação Pública e Gratuita, que organiza os Encontros Nacionais de Educação (ENE), e da qual o ANDES-SN faz parte, se reuniu em São Paulo (SP), no dia 16 de fevereiro, e  divulgou uma nota sobre a situação dos ataques à educação pública. Também houve um debate sobre a construção do III ENE, previsto para 2018.

A aprovação da contrarreforma do Ensino Médio (agora lei 13415/2017) foi bastante debatida na reunião. A nota classifica a lei como um ataque que “visa estabelecer uma formação precária e segmentada para os filhos e filhas da classe trabalhadora, e enfraquece a perspectiva de que a educação é um direito público universal que deve ser ofertada de forma gratuita e com qualidade devendo ser financiada exclusivamente pelo Estado”.

A Coordenação solicita às entidades de base a promoverem de forma unificada com os movimentos sindicais, populares e estudantis, as lutas em resistências em cada Estado, Município e no Distrito Federal, contra as imposições que virão por parte do MEC no sentido de implementar as diretrizes dessa Contrarreforma do Ensino Médio.

Fonte: ANDES-SN, com edição.

Leia Também