GT debate plano de ação em defesa da educação pública

24/02/2017

O Grupo de Trabalho e Política Educacional (GTPE) reuniu-se no último final de semana (17 a 19 deste), na sede do ANDES-SN, em Brasília, com o objetivo de debater um plano de ação para as Teses Resoluções aprovadas no 36º Congresso Nacional do sindicato e na Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita, bem como construir o Seminário Estado e Educação, previsto para ocorrer de 4 a 6 de maio deste, em Vitória (ES). A Adufs foi representada por Fábio Nunes.

Os presentes reforçaram a necessidade de intensificar o debate sobre o Programa Escola sem Partido, fortalecendo, nos estados onde já existem, a Frente Nacional Escola Sem Mordaça; e discutiram, de forma ampla, a lei 13.415/2017, que estabelece novas diretrizes e bases para o ensino médio no país. Também propuseram a realização de uma auditoria que investigue o valor que o governo tem deixado de arrecadar com renúncias fiscais promovidas para estimular o crescimento econômico. O relatório com as discussões do GT será encaminhado pelo ANDES-SN.

“A organização política dos professores é fundamental para fazer os enfrentamentos às atuais medidas implementadas pelos governos nos âmbitos municipal, estadual e federal. Nos encontros do GT temos a oportunidade de avaliar como encaminhar as propostas deliberadas no Congresso do ANDES-SN e definir um plano de lutas em defesa da educação pública”, avaliou Fábio Nunes.  

Leia Também