Definida centralidade da luta para 2017

24/02/2017

O Fórum das ADs encaminhou como centralidade da luta para este ano a política de recuperação salarial e o cumprimento dos direitos trabalhistas. Os diretores das associações docentes reivindicam um aumento de 30,5% nos salários, resultante da reposição das perdas inflacionárias referentes aos anos de 2015 e 2016, mais a recomposição salarial. Um documento será entregue ao governo solicitando o agendamento de uma reunião de negociação para o dia 10 de março. A pauta 2017 foi protocolada em dezembro do ano passado.

Durante a reunião do Fórum, realizada no dia 20 de fevereiro, na Adusb, em Vitória da Conquista, os professores também discutiram ações para endossar o Dia Nacional de Greves, Paralisações e Mobilizações, marcado para 15 de março. A mobilização está sendo organizada pelo ANDES-SN, CSP-CONLUTAS e diversas centrais sindicais na perspectiva da construção da greve geral contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, que institui a Contrarreforma da Previdência. Em breve, serão divulgadas as atividades a serem organizadas pela diretoria da Adufs.

Uma nova reunião do Fórum das ADs será realizada no dia 10 de março, em Salvador, com a proposta de discutir a campanha de mídia para 2017, o calendário de mobilização para os próximos meses e a elaboração da cartilha sobre a Previdência.

Encontro das Ueba
Os diretores das associações aprovaram a realização do XIII Encontro dos Docentes das Ueba, previsto para ocorrer entre 26 e 28 de maio deste ano, na Uesb, em Vitória da Conquista. Os eixos que nortearão as discussões são: Previdência, Questões de Gênero e Opressões, Financiamento e Ofensiva Conservadora e Carreira Docente. A atividade ocorre a cada dois anos.

Realizado desde a década de 80, o encontro se caracteriza como importante espaço político de discussão da unificação das lutas da categoria em defesa da educação pública superior. Através dele é encaminhado o plano de lutas para o biênio.

Contrarreforma da Previdência
O Fórum das ADs ainda definiu uma campanha contra a Contrarreforma na Previdência e a PrevBahia, Fundação de Previdência Complementar, de caráter privado, criada pelo governo Rui Costa através da lei 13.222/2015. Ambos foram temas de debates organizados pela diretoria da Adufs. (PrevBahia) (Previdência Social)

Sobre a PrevBahia, o Fórum irá elaborar uma cartilha detalhada sobre o funcionamento do novo regime e suas implicações para o docente. Já a Contrarreforma na Previdência será tema de um seminário, que abordará as mudanças na aposentadoria e os impactos na vida do trabalhador, caso aprovada.

Revolução Russa
Para marcar o centenário da revolução Russa, comemorado este ano, o Fórum das ADs organizará um ciclo de debates nos campi das quatro universidades estaduais. As atividades ocorrerão nos meses de abril, maio e junho.

Estão previstas mesas sobre os temas Vanguarda política e os conselhos operários na revolução, O papel da mulher e a transformação da família, O processo da tomada do poder e O poder soviético: derrota e perspectiva histórica.

A Revolução Russa de 1917 foi um período de manifestações populares, iniciadas em 1917, que derrubou a autocracia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique. Recém-industrializado, o país possuía uma grande quantidade de operários e camponeses explorados e oprimidos pelo imperador Nicolau II. Os protestos forçaram a renúncia do monarca e, no fim do processo, deram origem à União Soviética, primeiro país socialista do mundo.  

Leia Também