Setor das Iees/Imes discute X Encontro

14/08/2012

Representantes das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) estiveram reunidos em Brasília, entre os dias 3 e 5 de agosto, para discutir a luta dos docentes das universidades estaduais na atual conjuntura e organizar o X Encontro do Setor, previsto para acontecer entre 28 e 30 de setembro, na capital do país.

Segundo Gean Santana, membro da Adufs e 2º vice-presidente do Andes-SN, a expectativa é de que o X Encontro do Setor das Iees/Imes aponte um plano que seja mais um elemento unificador das lutas do setor.

Ainda conforme Gean Santana, durante a reunião em Brasília “foi estabelecido que o próximo encontro tratará de temas como reforma da Previdência, federalização e estadualização de Iees/Imes e financiamento das universidades”. Antes, no entanto, será realizado um mini-curso para capacitar militantes e dirigentes das secções sindicais no que se refere à luta por orçamento e financiamento das Iees/Imes.

Durante a reunião, também foram avaliados critérios acerca da utilização do Fundo Nacional de Mobilização (FNM). No 31º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em janeiro deste ano, foi aprovada a destinação de até 30% dos recursos do FNM para as greves realizadas em universidades estaduais e municipais.

Leia Também