Lançada cartilha para orientar pesquisa sobre saúde docente
22/11/2016
Docentes das seções sindicais do ANDES-SN participaram no fim de semana (18 e 19) do VI Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador Docente, realizado em Feira de Santana. Durante os dois dias de encontro, sediado pela Adufs-Ba, os participantes discutiram temas como o gerencialismo dentro das universidades, que é um modelo que valoriza as técnicas utilizadas nas organizações privadas em termos de custos, onde a relevância se concentra no fator quantitativo em detrimento do qualitativo; a intensificação do trabalho docente; e o assédio moral dentro das universidades.
Também foi lançada uma cartilha que tem como intuito instrumentalizar as seções sindicais na realização de uma pesquisa nacional sobre saúde docente para o Sindicato obter um panorama das condições de trabalho e do adoecimento docente, além de fundamentar as estratégias de luta acerca dessas questões. O material será enviado às seções sindicais e secretarias regionais via circular, bem como será disponibilizado no site do ANDES-SN.
Para Gracinete Souza, diretora da Adufs, “o encontro nos mostrou que a sobrecarga de trabalho tem causado o adoecimento dos docentes, que só percebem que estão acometidos por alguma doença quando a situação já está agravada. Além disso, esclareceu algumas informações aos presentes e divulgou uma cartilha que auxiliará as seções sindicais na realização de uma pesquisa sobre a saúde do professor”.
O tema central do evento foi “A lógica gerencialista nas universidades e o impacto na saúde docente”.
Conheça a cartilha.
Fonte: ANDES-SN, com edição.