Professores não aprovam greve, mas seguem mobilizados

22/11/2016

Conforme assembleia, ocorrida nesta terça (22), os professores da Uefs não aprovaram a deflagração da greve indicada pelo ANDES-SN, mas seguem mobilizados contra os projetos do governo Temer para o setor público. Além de uma Marcha a Brasília, em 29 deste, será realizado um ato público na próxima sexta-feira (25), às 8h30, em frente à Prefeitura. O protesto desta semana é convocado como Dia Nacional de Mobilizações e Greves.

O protesto em frente ao Paço Municipal reforça as denúncias sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016 (antes chamada de PEC 241), que corta os investimentos em educação, saúde, segurança e outras áreas por vinte anos. Ainda na pauta do ato, a luta contra a Medida Provisória que prevê a reforma do Ensino Médio; os Projetos de Lei relacionados ao Movimento Escola sem Partido (Escola sem Mordaça); o PL 257, que estabelece um novo limite para o crescimento do gasto público; além das reformas previdenciária e trabalhista.

O Dia Nacional de Mobilizações e Greves, ocorrido também em 11 de novembro, com atos públicos em diversos estados, foi resultado de amplo debate entre representantes do ANDES-SN e das centrais sindicais de todo o país, no qual foi evidenciada a urgência em intensificar as ações, diante do agravamento dos ataques do governo federal ao setor público. A mobilização soma-se ao processo de ocupação estudantil das escolas, universidades e institutos federais, bem como à deflagração da greve em algumas universidades.

Marcha Ocupa Brasília
Uma grande marcha, intitulada de Marcha Nacional Ocupa Brasília, está sendo organizada para o dia 29 deste mês, quando deve ser votada, em primeiro turno, no Senado, a PEC 55. A data foi incorporada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pela CSP-Conlutas.

A diretoria da Adufs, que também está empenhada na construção da Marcha, disponibilizará o transporte para a mobilização na capital federal. Quem quiser participar deve entrar em contato com a secretaria da Associação de imediato.  

Leia Também