Curso Nacional de Formação Política termina após 4 etapas

17/11/2016

Mais de 50 docentes de vários lugares do país se reuniram, nos dias 5 e 6 de novembro, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) para participar da 4ª Etapa do Curso Nacional de Formação Política e Sindical do ANDES-SN. Com o tema “Universidade, trabalho e movimento docente”, o evento aconteceu no Centro Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP). A Adufs foi representada pelo professor Vagner Alves.

A 4ª etapa do curso foi dividida em quatro eixos: Cultura e intelectuais; Universidade; A luta pela educação pública no Brasil e; O ANDES-SN: história, organização, concepções e lutas. Os quatro encontros foram organizados pelo Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS) do Sindicato Nacional ao longo do ano de 2016. Em abril, a cidade de Recife (PE) recebeu o primeiro encontro, com o tema “Os fundamentos da sociedade capitalista, mundo do trabalho hoje e organização sindical”. Porto Alegre (RS) sediou o segundo, no mês de junho, que teve como tema "Formação econômica, política e social do Brasil e da América Latina". Já o terceiro ocorreu em Belém (PA), em agosto, com o tema “História dos movimentos sociais: exploração, opressão e revolução”.

Docentes das universidades estaduais do Paraná suspendem greve

Os docentes das universidades estaduais do Paraná suspenderam sua greve, que cobrava o cumprimento do acordo com o governo paranaense na greve anterior, garantindo a reposição inflacionária para os servidores públicos estaduais. A suspensão se deu a partir da sinalização do governo do Paraná de que formaria um Grupo de Trabalho (GT) para debater a reposição da inflação prevista para janeiro de 2017.

A primeira reunião do Grupo de Trabalho ocorreu na terça-feira (8). A expectativa do Fórum das ADs é que as discussões sigam até, no máximo, o dia 20 de novembro, quando a Assembleia Legislativa pretende votar o índice de reposição da inflação.
 

Fonte: ANDES-SN, com edição.

Leia Também