Dia Nacional de Greves contra os ataques governistas
07/11/2016
Na próxima sexta-feira (11), diversas entidades e movimentos sociais de Feira de Santana, incluindo a Adufs, farão um protesto a partir das 7h30, com concentração em frente à prefeitura. O ato endossa as mobilizações convocadas nacionalmente pelas centrais sindicais contra a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que tramitou na Câmara dos Deputados como PEC 241. A data, que marca o Dia Nacional de Greves, reunirá trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada.
Para a diretoria da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), a proposta do governo Michel Temer aprofunda o sucateamento do setor público e legaliza a retirada de direitos constitucionais garantidos através da luta dos trabalhadores. A expectativa é que, através dos atos públicos, os manifestantes pressionem os senadores a se posicionarem contra a PEC, que, caso aprovada, determinará a redução dos recursos para o setor público, a exemplo da saúde e da educação, a suspensão de concursos públicos por vinte anos e o congelamento dos salários dos servidores.
Durante o protesto, os manifestantes ainda reafirmarão a luta contra a Medida Provisória (MP) que prevê a reforma do Ensino Médio; os Projetos de Lei relacionados ao Movimento Escola sem Partido (Escola sem Mordaça); o PL 257, que estabelece um novo limite para o crescimento do gasto público; além das reformas previdenciária e trabalhista. Também conforme o calendário de atividades das centrais sindicais, mais um Dia Nacional de Greves será realizado em 25 de novembro.
A greve geral vem sendo construída coletivamente há alguns meses através de mobilizações que começaram com a Jornada de Lutas ocorrida entre 12 e 14 de outubro, em Brasília, e no dia 15, nos estados. Os protestos seguiram nos dias 25 e 26 do último mês, com ato público em frente ao Núcleo Regional de Educação (antiga Direc/Feira de Santana) e no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, respectivamente.
Dia 10
No dia 10 de novembro, os representantes das entidades e movimentos sociais do município participarão da aula pública organizada pelos alunos da Ufrb sobre a PEC 55 e a reforma do Ensino Médio. A atividade ocorrerá às 15h, na Praça de Alimentação da cidade, onde ainda haverá panfletagem.
Antes, no dia 9, as entidades se reúnem em plenária para finalizar os detalhes do ato do dia 11. O encontro será às 18h, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.
Ocupação nas universidades
Na Bahia, a ocupação estudantil dos institutos e universidades reforça os atos públicos que vêm sendo realizados em diversas cidades brasileiras contra os projetos do governo temer. Além das pautas nacionais, os alunos reivindicam demandas específicas.
Estão ocupadas as universidades federais do Oeste (Ufob), do Recôncavo (Ufrb) e da Bahia (Ufba), o Instituto Federal da Bahia (Ifba), mais as Universidades Estaduais de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste (Uesb), de Santa Cruz (Uesc) e da Bahia (Uneb). Em Feira de Santana, os discentes estão em greve desde a última terça (1º), quando também ocuparam a reitoria. As atividades acadêmicas estão paralisadas.
Assembleia dos professores
Na próxima quinta-feira (10), às 9h, os professores da Uefs se reunirão em assembleia para apreciar os informes sobre a paralisação do dia 11, já aprovada na assembleia do dia 20 de outubro. A categoria ainda discutirá o apoio às ocupações estudantis e o indicativo de greve do ANDES-SN. A atividade ocorrerá no campus universitário, em local a ser definido.