Setor das IEES/IMES define calendário de mobilização
10/10/2016
Os participantes da reunião do Setor das Iees/Imes, ocorrida no último sábado (08) e domingo (09), em Brasília-DF, intensificaram a agenda de atividades contra os ataques dos governos ao setor público e aos direitos trabalhistas. A Adufs foi representada pela diretora e também 2ª secretária da Regional Nordeste III do ANDES-SN, Gracinete Souza.
Além de definir que os militantes compareçam ao Congresso Nacional para tentar barrar a votação da PEC 241, mais encaminhamentos foram propostos pelo ANDES-SN, como: rodada de assembleias, de 10 a 21 deste, para aprovar o estado de greve; dia nacional de Luta em defesa dos serviços públicos e da educação, em 25 de outubro, com atos nos estados; realização de atividades e plenárias unificadas dos trabalhadores nos estados e municípios, em articulação com as demais entidades e movimentos sociais, no período entre 26 de outubro e 4 de novembro; além de sinalizar o dia 9 do próximo mês para a realização de uma greve geral no país.
A deflagração da greve tem como pauta as reformas trabalhistas e previdenciária, a PEC 241, o PLS 54 (antiga PL 257), o PLS 204, os projetos relacionados ao Movimento Escola sem Partido e a MP 746 e a luta contra a terceirização. A diretora Gracinete Souza avaliou a reunião como fundamental neste momento para a organização da agenda de lutas contra os constantes ataques à classe trabalhadora e ao setor público.
“Nessa conjuntura, o sindicato nacional, assim como a diretoria da Adufs, chama a categoria para a rua. Não tem outra maneira de barrar os ataques a não ser as grandes manifestações nacionais”, disse Gracinete Souza. Os representantes das seções sindicais presentes na reunião do Setor das Iees/Imes ainda fizeram uma análise da conjuntura nacional.