Atividades da Jornada de Lutas começam nesta segunda (12)

12/09/2016

Estudantes, movimentos sociais e trabalhadores dos setores público e privado irão às ruas de Brasília (DF) desta segunda (12) até a próxima quarta-feira (14), durante a Jornada de Lutas, para combater a retirada de direitos, o ajuste fiscal, as privatizações e a precarização do serviço público, e defender os salários, direitos e empregos. A mobilização termina no dia 15 com atos nos estados. A proposta é construir uma Greve Geral no país. A Adufs é representada pelos diretores Elson Moura, Gracinete Souza, Gean Santana e Geraldo Ferreira de Lima. Ainda participam os professores Jucelho Dantas e Marjorie Nolasco.

Na Bahia, os docentes das universidades estaduais farão um Dia de Luta, em 15 deste mês, com mobilização em diversas cidades baianas. Na Uefs, será realizada panfletagem no pórtico da instituição, a partir das 7h, mais passagem em sala de aula para reafirmar, junto à comunidade acadêmica, a necessidade de intensificação das mobilizações. Não haverá paralisação das atividades.

A Jornada tem o seguinte ponto de pauta: por emprego, salário, serviços públicos e gratuitos de qualidade, moradia, reforma agrária e direito às cidades; pela redução da jornada de trabalho sem redução dos salários; em defesa dos serviços públicos de qualidade; chega de privatização e terceirização; prisão e confisco dos bens de corruptos e corruptores; criminalização da violência e luta contra toda forma de opressão; pelo fim do genocídio da juventude pobre e negra da periferia; reparação, reconhecimento e regulamentação das terras indígenas e quilombola; contra a cultura do estupro; não à violência contra as mulheres, pela descriminalização do direito ao aborto, Em defesa de direitos LGBTs e pela aprovação da Lei de Identidade de Gênero.

Fonte: CSP CONLUTAS, com edição.

Leia Também