Docentes da Uefs participam do Grito dos Excluídos

08/09/2016

Entidades e movimentos sociais, incluindo a Adufs, foram às ruas de Feira de Santana durante o protesto do Grito dos Excluídos, realizado no desfile cívico de 7 de setembro, que este ano comemorou 194 anos de independência do Brasil. O percurso de quase duas horas foi percorrido aos gritos de “Fora, Temer”.

O(a)s professore(a)s da Uefs exibiram uma faixa reafirmando a disposição da comunidade universitária em defesa da Uefs. Também distribuíram uma nota pública justificando o porquê do “Fora, Temer”, de combater o governo Rui Costa e convocando os trabalhadores à Greve Geral, conforme encaminhado pelo ANDES-SN e por algumas centrais sindicais, a exemplo da CSP CONLUTAS. Os estudantes da universidade utilizaram cartazes para denunciar os cortes na educação e a retirada de direitos trabalhistas.

Para o diretor da Adufs, Elson Moura, é importante que os movimentos sociais e entidades ocupem os espaços públicos em datas cívicas comemorativas para expor à população as reivindicações das diversas categorias de trabalhadores e estudantes por uma sociedade mais justa e igualitária. “Em que pesem as bandeiras diferentes, o que nos unifica hoje, neste ato, é a defesa contra os ataques aos direitos dos trabalhadores. Por isso, combatemos Temer e Rui Costa”, disse o sindicalista.

Também integraram o Grito dos Excluídos o Fórum Popular de Saúde, o Movimento Nacional da População de Rua, Trabalhadores da Indústria da Construção, a Pastoral Carcerária, entidades estudantis, entre outros sindicatos e coletivos.

Veja fotos do Grito dos Excluídos no Facebook da Adufs.

Leia Também