Reunião discute casos de opressão na Uefs

05/09/2016

A diretoria da Adufs compôs, no dia 30 de agosto, um espaço de discussão organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) com o objetivo de debater os casos de LGBTfobia, machismo, racismo e assédio identificados de maneira frequente na Uefs. A Associação foi representada por Gean Santana. Também estiveram presentes representantes de coletivos e diretórios acadêmicos da universidade.

Foram relatados fatos recentes que aconteceram na Uefs envolvendo membros da comunidade acadêmica, além de evidenciado o quanto o assunto é invisibilizado na instituição. Segundo os participantes, a falta de punição aos agressores revela a naturalização dessas ocorrências, e o grau de violência constatado pelas vítimas aponta para a urgência no amadurecimento e no avanço das discussões no âmbito da universidade.

Para o diretor Gean Santana, que compõe espaços sobre questões etnicorraciais, de gênero e diversidade sexual, “é necessário debater o assunto com a comunidade acadêmica, tendo em vista que esses episódios retratam a ausência do enfrentamento dessas questões no âmbito da Uefs e fora dela”.

O encontro deliberou os seguintes encaminhamentos: realizar uma plenária sobre opressões, no dia 14, às 17h, em local a ser definido; criar a Frente contra as Opressões na Uefs reunindo diversas entidades e coletivos; lançar, na plenária do dia 14, o manifesto da Frente contra as Opressões; e elaborar um calendário de ações. A próxima reunião será nesta segunda-feira (5), às 18h, na sala do DCE. 

Leia Também