Dia de Luto contra as agressões do governo Rui Costa

05/09/2016

Professores das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) realizaram um Dia Estadual de Luto, na última terça (30), em solidariedade aos estudantes e docentes da Uesb, além de representantes de movimentos sociais violentamente agredidos por seguranças de Rui Costa, na cidade de Vitória da Conquista, no dia 22 de agosto. Em Feira de Santana, os docentes fizeram uma panfletagem no pórtico da Uefs e denunciaram à comunidade acadêmica a tentativa do governo de criminalizar os movimentos sociais.

A censura à liberdade de pensamento e expressão já é uma prática do governo Rui Costa. Uma breve retrospectiva das mobilizações organizadas pela comunidade acadêmica ou das quais ela participe revela a ostensiva presença da polícia ou de seguranças particulares, como ocorrido na greve de 2015. Na ocasião, o governo colocou um coronel da Ronda de Operações Especiais da Polícia Militar (Rondesp) na condição de mediador do processo de desocupação da Secretaria da Educação (SEC), onde estudantes e professores estavam acampados e em luta por uma educação pública de qualidade. Durante a ocupação na SEC, a presença da PM era uma constante.

Veja as fotos do Dia Estadual de Luto no Facebook da Adufs. 

Estudantes da Uneb
A diretoria da Adufs divulgou uma moção de repúdio à violência policial contra os estudantes da Uneb, no dia 1º deste, no bairro Cabula, em Salvador, durante um protesto pelo Fora Temer. No documento, os professores repudiam a ação truculenta da Polícia Militar e manifestam solidariedade aos discentes.

Leia a moção.

Leia Também