Professores das Ueba organizam Dia Estadual de Luta
05/09/2016
Os professores das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) farão em 15 de setembro o Dia de Luta em Defesa da Educação Pública e dos Direitos Trabalhistas. Mobilizações ocorrerão em diversas cidades baianas e, em Feira de Santana, será realizada panfletagem no pórtico da Uefs, a partir das 7h. Faixas, cartazes, camisas e adesivos endossarão o ato. Não haverá paralisação das atividades acadêmicas.
Também integra a manifestação na Uefs passagem em sala de aula para reafirmar, junto à comunidade acadêmica, a necessidade de intensificação das mobilizações. O Dia Estadual de Luta foi encaminhado pelo Fórum das ADs com a proposta de denunciar, mais uma vez, o desmonte da educação pública na Bahia e cobrar do governo solução para os atuais problemas. As quatro Ueba passam por uma grave crise financeira que impede a execução de atividades básicas, como a compra de material de consumo (limpeza, papel e canetas, por exemplo) e o pagamento da mão-de-obra terceirizada. Além disso, direitos trabalhistas estão sendo constantemente negados.
Por pressão do Fórum das ADs, o secretário da Educação, Walter Pinheiro, reuniu-se duas vezes com a categoria (em julho e agosto) mas, mesmo diante do comprometimento das atividades acadêmicas nas universidades, não foi apresentada proposta concreta. Um outro encontro foi marcado para o dia 19 deste mês. A expectativa dos docentes é que o chefe da pasta, conforme combinado em reunião realizada no último mês, dê resposta sobre a garantia dos direitos trabalhistas e o orçamento para 2017.
Empenhado em construir coletivamente a luta em defesa da educação pública e dos direitos trabalhistas, o Fórum convocou uma reunião com o Fórum das 12, no dia 12 deste mês, às 9h, em Vitória da Conquista. As diretorias das associações docentes se encontrarão às 14h do mesmo dia para discutir os possíveis encaminhamentos da manhã.
7 de setembro
A diretoria da Adufs marcará presença no Grito dos Excluídos, a ser realizado na próxima quarta-feira (7). A concentração será às 7h30, em frente aos Correios, localizado no cruzamento das avenidas João Durval e Presidente Dutra.
O Grito dos Excluídos é um conjunto de manifestações populares realizadas no dia da Independência do Brasil com o objetivo de chamar a atenção da população para a condição de exclusão na sociedade brasileira.
Mobilização nacional
Em conformidade com os encaminhamentos do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), os professores das Ueba endossarão a grande Jornada de Luta dos servidores públicos, a ser realizada entre 12 e 15 deste mês, em Brasília, contra o ajuste fiscal, as privatizações e a precarização do serviço público, e em defesa de salários, direitos e empregos.
Os manifestantes ficarão acampados na Esplanada dos Ministérios até o dia 14. No dia 13 será realizada uma manifestação, com Marcha unificada dos trabalhadores; e no dia (14) ocorrerá a reunião ampliada do Fonasefe. Em 15 de setembro ocorrerão mobilizações nos estados.