Frente Gaúcha "Escola sem Mordaça" é lançada em Porto Alegre

02/09/2016

Na quarta-feira (31) foi lançada a Frente Gaúcha Escola sem Mordaça, com a participação de diversos movimentos, entidades e coletivos engajados na defesa da educação pública, da pluralidade de ideias e da liberdade de expressão. O lançamento ocorreu no Auditório da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre.

Estudantes, docentes, técnicos, profissionais de diferentes áreas, representantes de sindicatos e centrais sindicais, de coletivos de juventude e de defesa dos direitos LGBTTs, de moradores de rua, de movimentos de luta pela moradia e de partidos que apoiam a causa da “Escola sem Mordaça” participaram do evento. 

A Frente Gaúcha Escola sem Mordaça adere à Frente Nacional Escola sem Mordaça, que propõe o arquivamento do Projeto de Lei nº 7.180/2014 (e demais projetos a ele apensados) e do Projeto de Lei do Senado nº 193/2016. Esses projetos, que tramitam na Câmara e no Senado, pretendem incluir, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o programa do movimento “Escola sem Partido”, assim como Projeto de Lei 190/2015, que institui esse programa no âmbito do sistema estadual de ensino.

Fonte: Andes-SN, com edição.

Leia Também