Embraer anuncia Programa de Demissão Voluntária

09/08/2016

A Embraer anunciou, na segunda-feira (8), a abertura de um Programa de Demissão Voluntária (PDV) em suas fábricas no Brasil. A empresa ainda não deu detalhes sobre a medida, mas o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos vai questioná-la em uma reunião já marcada para esta quarta-feira (10), às 15h.

De acordo com comunicado feito por supervisores aos trabalhadores, a Embraer quer economizar US$ 200 milhões com o PDV e outras medidas anunciadas. Este é exatamente o mesmo valor provisionado pela Embraer para pagamento de uma possível multa referente ao caso de propina que está sendo investigado pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro e denunciado em 2010 pelo Departamento de Justiça do governo dos Estados Unidos.

O provisionamento de US$ 200 milhões está registrado no balanço do 2º trimestre deste ano, publicado pela Embraer.

Delação premiada
Um depoimento concedido em abril pelo gerente da Área de Defesa da Embraer, Albert Philip Close, ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro revela que a cúpula da empresa teria autorizado o pagamento de propina a uma autoridade da República Dominicana para garantir a venda de oito aviões Super Tucano àquele país.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos ressalta que não apoia o PDV ou qualquer outra medida que penalize os trabalhadores.

Fonte: CSP-Conlutas, com edição.

Leia Também