Movimentos convocam plenária para organizar mobilização na Olimpíada
13/07/2016
Com o tema “Olimpíadas sem salário, sem moradia, sem emprego. Não vamos dar sossego! Nenhum direito à menos!”, os movimentos sociais e sindicais estão organizando a resistência para denunciar as reais condições da classe trabalhadora enquanto o Rio de Janeiro sediará a Olimpíada.
Quarta-feira (13) haverá uma Plenária para encaminhar os próximos passos da luta. No último dia 6, o Rio de Janeiro foi palco de um Grande Dia de Lutas com bloqueio de ruas, atrasos de entrada de funcionários e também panfletagens. A plenária pretende fazer a avaliação dessa atividade e definir um calendário unificado.
Mais um ataque criminoso aos povos indígenas em Mato Grosso do Sul
Indígenas da Terra Apyka’i foram despejados na última quarta (6). Às 6h15 da manhã o juiz federal determinou que a Polícia Federal cumprisse a reintegração de posse da Tekoha Apyka’i da cacica Damiana Kavanha, na Fazenda Bumlai.
Segundo o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), nove pessoas já foram mortas no local, “oito, vítimas de atropelamentos, e uma envenenada por agrotóxicos utilizados nas plantações que circundam a retomada”. Os moradores do tekoha sobrevivem essencialmente de doações e de cestas básicas oferecidas por apoiadores e pela Funai. Não têm acesso à água, floresta, educação, saúde, segurança e nem a dignidade mínima.
Manifestamos também nosso total repúdio às empresas do agronegócio e fazendeiros da região que mandam, desmandam e cometem crimes de mortes sem qualquer punição. Pelo contrário, com a omissão e apoio dos governos estadual e federal.
Fonte: CSP-Conlutas, com edição.