Aula Magna discute saúde mental no ambiente acadêmico

13/07/2016

“Vida Universitária e Saúde Mental” foi o tema da Aula Magna que abriu o semestre letivo 2016.1 da Uefs, nessa terça-feira (12). A atividade teve como debatedora Denise Vieira da Silva, professora adjunta do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA). A Adufs foi representada pelo diretor Rodrigo Osório.

A Aula foi um momento para aprofundar o debate sobre o tema no ambiente acadêmico, haja vista que o projeto político-econômico do governo para a educação pública tem imposto ao servidor e ao estudante condições de trabalho e de estudo cada vez mais precarizadas, refletindo negativamente na saúde destes. “O tema ainda é silenciado nas universidades. Por isso, é muito importante que tenha sido tratado em um debate que marca a abertura do semestre letivo”, disse Rodrigo Osório.

Empenhada em colaborar com a elaboração de um diagnóstico sobre o perfil da saúde do docente nas universidades brasileiras, o GT Seguridade Social/Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) da Adufs organizou, juntamente com as seções sindicais da Regional Norte I e II do ANDES-SN, a Oficina interregional II da pesquisa sobre saúde e adoecimento docente. Ao final da atividade, ocorrida nos dias 15 e 16 de abril, na Uefs, foram sistematizadas as propostas discutidas na primeira edição do evento, ocorrida no ano passado, e definidos o referencial teórico, a metodologia, os objetivos e o instrumento da pesquisa a ser aplicada pelas seções sindicais junto à base. A proposta é que o Sindicato Nacional, a partir das experiências das seções sindicais que aplicaram a pesquisa, elabore um diagnóstico referencial para análise e construa um plano de ação em defesa das condições de trabalho dos docentes. 

Leia Também