Conad atualiza plano de lutas na perspectiva de construção da greve geral
04/07/2016
“Fora Temer, contra o ajuste fiscal e a retirada dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Pela auditoria da dívida pública. Contra a política de conciliação de classes. Rumo à greve Geral” foi a consígnia aprovada para o próximo período por delegadas e delegados presentes ao 61° Conselho do ANDES-SN (CONAD), ocorrido entre os dias 30 de junho e 3 de julho deste ano, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista.
Entre as ações aprovadas para o Setor das Estaduais está a intensificação das ações dos servidores públicos municipais, estaduais e federais com outros movimentos sociais e populares, reforçando a articulação classista da base, com destaque para a necessidade de construir fóruns de atuação contra o PLP 257/2016 e a PEC 241/2016 e suas consequências, bem como a contrarreforma da previdência.
O 61° Conad ainda aprovou, ad referedum, a transformação de Associação de Docentes da Uefs em Seção Sindical do Andes - Sindicato Nacional. A Adufs era uma das poucas Associações na base do Andes que ainda não havia passado pela transformação. Para completar o processo, a Seção Sindical terá de fazer alguns ajustes no regimento e apresentar ao 36° Congresso, a ser realizado no próximo ano, em Cuiabá, no Mato Grosso. Ao final do Conad, foi aprovada uma moção em repúdio ao Fórum de Reitores das Ueba pela postura subserviente ao governo estadual.
Posse da nova diretoria
Também durante o 61° Conad, foi empossada a diretoria que estará à frente do ANDES-Sindicato Nacional durante o biênio 2016/2018. A nova gestão possui representação docente de três seções sindicais das quatro Ueba. Gracinete de Souza (Adufs), Caroline de Araújo (Aduneb), Vamberto Ferreira (Aduneb) e Sérgio Barroso (Adusb) foram eleitos representantes da Secretaria Regional Nordeste III como 2ª secretária, 1ª vice-presidente, 2º tesoureiro e 1º tesoureiro, respectivamente.
Pela primeira vez na história do Movimento Docente (MD) das Ueba, as ADs têm representação na Secretaria Geral do Andes-SN, uma importante conquista para a implementação e ampliação das lutas da categoria em nível estadual e nacional. Alexandre Galvão, da Adusb, foi eleito novo secretário geral.
“Há alguns anos, a classe trabalhadora e o setor público vêm sofrendo forte ataque dos governos, que se concretizam, principalmente, através da redução de investimentos em políticas sociais. Essas investidas foram acirradas nos últimos meses com a aceleração da retirada de direitos promovida pelo governo Temer, como a PEC 241/2016. Portanto, é importante que fique claro que nem o governo do PT e nem o de Michel Temer representam os trabalhadores. Precisamos nos organizar ainda mais, para fortalecermos a mobilização contra os projetos governistas”, disse Gracinete Souza, 2ª secretária da Secretaria Regional Nordeste III do Sindicato Nacional.
Cartilha
Na plenária de abertura, no dia 30 de junho, foi lançada a cartilha “Em defesa dos direitos das mulheres, dos indígenas, das/dos negro(a)s e das/os LGBT”, elaborada pelo Grupo de Trabalho Classe para questões Etnicorraciais, de Gênero e de Diversidade Sexual (GTPCEGDS). Para Gean Santana, um dos coordenadores nacionais do GTPCEGDS na diretoria passada, o momento pede urgência em ações de combate à violência.
“É urgente explicitar e divulgar o material, pois vemos casos de violência, inclusive de estupro, também dentro das universidades. A cartilha é uma ferramenta para instrumentalizar os companheiros e companheiras no combate à essas violações. Causou comoção entre os participantes do 61° Conad o assassinato de dois homossexuais: um professor da Ufop, morto em Montes Claros com requintes de crueldade, e um estudante da Ufrj, por espacamento dentro do campus da Ufrj. Por conta desse bárbaro crime, foram aprovadas moções e as secretarias regionais do Andes ficaram de articular ações em conjunto com movimentos sociais e seções sindicais para exigir a punição de todos os envolvidos”, disse Gean Santana.
Veja a cartilha.
Cartilha contou com a colaboração do diretor Gean Santana