Fórum das ADs endossa indicativo de greve geral do funcionalismo público

27/06/2016

Diante dos constantes ataques ao setor público e aos direitos trabalhistas, o Fórum das ADs marcará presença em mais uma plenária da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), para reafirmar a necessidade de articulação do conjunto dos servidores rumo à construção do indicativo de greve geral do funcionalismo. A reunião será realizada na próxima quinta-feira (30), às 14h, na sede da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afpb).

Para as diretorias das associações docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), a alternativa para contrapor as investidas do governo é através da demonstração da força das mobilizações. A pauta que unifica as categorias é a ampliação da luta pelo pagamento integral do reajuste linear, até então, negado pelo governo Rui Costa; o que representa um confisco de 10,67% nos salários dos servidores públicos; e, no âmbito do governo federal, pelo veto ao Projeto de Lei 257 e à reforma da Previdência Social. A proposta que o Fórum defenderá na plenária é que os sindicatos realizem, no período de 4 a 12 de julho, assembleias nas respectivas categorias para a apreciação do indicativo de greve geral. Em seguida, a pauta volta a ser avaliada em nova plenária da Federação.

Independentemente dos encaminhamentos da Fetrab, na próxima quinta (30), o Fórum das ADs continuará empenhado em fortalecer a articulação entre as categorias que compõem a comunidade acadêmica das Ueba para que endureçam a postura contra o governo. A primeira proposta de atividade, que será apreciada em assembleia docente, é a paralisação das atividades com ato público em Salvador, no dia 20 de julho, em defesa das quatro instituições. Na ocasião, será denunciado o silêncio do governo Rui Costa às diversas tentativas do MD em abrir a mesa de negociação para discutir a pauta de reivindicação protocolada há quase sete meses.

As constantes investidas dos governos federal e estadual também serão denunciadas no desfile cívico do 2 de Julho (próximo sábado), na capital baiana. Será distribuída uma nota convocando os servidores à greve geral. O Fórum das ADs construirá o ato público do dia 2 com o Espaço Unidade de Ação. Assim como nos anos anteriores, os manifestantes levarão às ruas diversos materiais de denúncia, como faixas, cartazes e pirulitos. A concentração será às 8h, no Largo da Soledade, em Salvador. A diretoria da Adufs se reunirá nesta terça (28) para discutir os detalhes da mobilização, bem como a oferta do transporte para Salvador.

Pauta do MD
Na manhã da próxima quinta (30), o Fórum novamente reivindicará uma reunião com o secretário da Educação, Walter Pinheiro, com o objetivo de tratar sobre a pauta de reivindicação, além de cobrar dos deputados o compromisso com a defesa de uma emenda parlamentar ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2017 (PLDO) que aponte 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as Ueba. No momento, o PLDO já foi aprovado nas comissões.

Ainda como parte das atividades de mobilização, o Fórum denunciará a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que congela os gastos públicos por 20 anos, período em que o dinheiro economizado será canalizado para o pagamento da dívida pública, e o Projeto de Lei (PL) 257/2016.

A próxima reunião do Fórum das ADs será no dia 13 de Julho, às 9h, na Aduneb, em Salvador.  

Leia Também