GTSSA apresenta resultado das oficinas sobre saúde e adoecimento docente
23/05/2016
O GT Seguridade Social/Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) do ANDES-SN se reunirá na próxima sexta (27) e sábado (28), em Brasília, para discutir, dentre outros assuntos, o resultado das duas edições da Oficina interregional da pesquisa sobre saúde e adoecimento docente. A segunda fase da atividade foi realizada na Uefs, dias 15 e 16 de abril, quando foram sistematizadas as propostas discutidas no primeiro momento (Leia). A Adufs será representada na reunião do GT pela professora Sarah Rios.
Os participantes da Oficina Interregional II, que ocorreu na universidade de Feira de Santana, sistematizaram as propostas discutidas na primeira edição do evento e definiram o referencial teórico, a metodologia, os objetivos e o instrumento da pesquisa a ser adotada pelas seções sindicais. O GTSSA do Andes-SN distribuirá uma cartilha, com o passo a passo da pesquisa, bem como estimulará a aplicação do questionário e a implantação deste GT naqueles sindicatos onde ainda não existe. A proposta é que o Andes-SN, a partir das experiências das seções sindicais, elabore um diagnóstico referencial para análise e elaboração de um plano de ação em defesa das condições de trabalho dos docentes.
A etapa ocorrida na Uefs contou com a participação de representantes das seções sindicais da regional Nordeste III, Norte I e II e o GTSSA da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Adufpr).