GTPE elabora agenda de mobilização
13/05/2016
O Grupo de Trabalho de Política Educacional do ANDES-SN (GTPE) fará reunião desta sexta (13) até sábado (14). Na pauta, a elaboração de uma proposta de Agenda de Luta a ser apresentada e discutida no II Encontro Nacional da Educação (ENE), para barrar os ataques em curso pelo governo federal. A Adufs será representada pelo diretor Edson do Espírito Santo e Marilene Rocha.
Durante o evento, a coordenação do GT apresentará, para discussão, os seguintes documentos propostos pelo governo: a Resolução 02/2015 do Conselho Nacional de Educação, que estabelece as Diretrizes Curriculares para a formação de professores, o documento base com as Orientações para cursos de Formação de Professores nas áreas de Didática, Metodologias e Práticas de Ensino e o tratado TISA - Trade in Services Agreement, que em português significa (Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços). O tratado visa regulamentar a educação como serviço.
“As propostas do governo não foram trazidas para a comunidade acadêmicas das instituições de ensino superior público do país. Na reunião do GTPE, iremos amadurecer o debate sobre todas elas e elaborar um documento com o parecer do Sindicato Nacional”, disse Marilene Lopes, lembrando o estudo que o ANDES-SN fez da proposta da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do PL 8667/2015, que propõe a criação do Programa Escola sem Partido, de autoria do deputado Izalci Lucas (PSDB/DF).