Central organiza II Seminário de Negros e Negras

25/04/2016

Representantes de diversas entidades dos movimentos sindical, popular, social e estudantil reuniam-se, no último final de semana (22 a 24 deste), no Rio de Janeiro, durante o II Seminário Nacional de Negras e Negros da CSP-Conlutas. O objetivo foi discutir as diversas formas de racismo, como se expressa nos diferentes espaços de construção da luta da classe trabalhadora e as maneiras de combatê-lo.

Gean Santana, um dos coordenadores do Grupo de Trabalho Classe, Etnicorraciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do ANDES-SN e 1º vice-presidente da regional Nordeste III do Sindicato Nacional, foi um dos debatedores do painel “Conjuntura - Nacional e Internacional”. O docente ressaltou que o seminário “cumpriu o importante papel de aprofundar o debate sobre o racismo, numa perspectiva classista, atualizou a discussão sobre conjuntura nacional e internacional e sobre o conjunto de propostas que restringe e/ou retira os direitos trabalhistas, golpeia o serviço público e retrocede em direitos civis. Também foi discutido como o racismo se expressa no mundo do trabalho e a necessidade de apontar ações para seu enfrentamento. Por último, os militantes destacaram a necessidade de as entidades filiadas à CSP-Conlutas implementarem as resoluções congressuais e da Coordenação Nacional relacionadas ao combate ao racismo, ao machismo e à lgbtfobia, pois essas resoluções não podem ficar restritas às reuniões e seminários promovidos pelo setorial”.

A atividade é organizada pelo Setorial de Negras e Negros da Central. As discussões foram pautadas nas resoluções do II Congresso da CSP-Conlutas, realizado em junho de 2015; do I Encontro Nacional de Negros e Negras da CSP, em março de 2014; e nas resoluções debatidas no Setorial de Negras e Negros e aprovadas a cada dois meses nas reuniões da Coordenação Nacional.

Fonte: CSP CONLUTAS, com edição.

Leia Também