Centro de Documentação e Memória reúne história da associação

11/07/2012

Os interessados em conhecer os arquivos da Associação dos Docentes da Uefs, bem como a história de lutas e conquistas da entidade, poderão ter acesso a um farto material, agora devidamente catalogado e condicionado em um Centro de Documentação e Memória.

A proposta do Centro, bandeira da atual diretoria e parte do projeto Memória Adufs, é disponibilizar para o público toda a história da associação produzida a partir de 1981. Como entidade sindical, a Adufs possui papel importante na preservação da memória do movimento dos trabalhadores da educação baiana. Desta forma, seu acervo pode contribuir com muitas pesquisas.

Os documentos do Centro de Documentação e Memória estão expostos em estantes de metal, separados em ordem alfabética por tipo e ano. São mais de 700 fotos digitalizadas, DVD’s de algumas das mobilizações, jornais sobre o movimento docente e sobre a fundação da entidade, além de outros documentos institucionais, a exemplo de atas, boletins, comunicados internos, decretos, estatuto, diários oficiais, comunicações com o Andes-SN, notas fiscais, projetos de lei, relatórios, regimento, moções de apoio e de repúdio.

O Centro de Documentação e Memória funciona provisoriamente em uma sala no Edifício Mandacaru, no centro de Feira de Santana.

Leia Também