ANDES discute terceirização e precarização do trabalho em Seminários Nacionais
18/04/2016
O ANDES-SN realizou nos dias 8 e 9 de abril, na cidade de Fortaleza (CE), os Seminários Nacionais sobre Terceirização nas Instituições de Ensino Superior (IES) e sobre Precarização do Trabalho Docente, realizados na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e no Instituto Federal do Ceará (IFCE), respectivamente. Ambos são frutos de deliberações do 35º Congresso do Sindicato Nacional, que ocorreu em janeiro deste ano. A Adufs foi representada em ambos os eventos pela professora Linnesh Ramos.
A mesa de abertura do Seminário Terceirização nas IES tratou da precarização do trabalho e os desafios da organização sindical nas IES, com a presença do presidente do ANDES-SN, Paulo Rizzo. Foi destacado que os processos de terceirizações nas instituições não são específicos apenas do setor da educação; são processos gerais que ameaçam as relações do mundo do trabalho contemporâneo.
No dia seguinte, no seminário sobre Precarização do Trabalho docente, o 2º vice-presidente do ANDES-SN, Epitácio Macário, falou na mesa “O mundo do trabalho hoje”. Linnesh Ramos informou que o ANDES-SN realizará uma campanha de sindicalização dos substitutos, tutores, visitantes e bolsistas, com ênfase no novo perfil do professor com vínculos precarizados.
Marco Antonio Perruso, 2° vice-presidente da Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN e também da coordenação GTPFS do Sindicato Nacional, afirmou que os seminários cumpriram com a sua finalidade de promover proveitosos debates sobre temas que ainda são desafios para os docentes.
Fonte: ANDES-SN, com edição.