Fórum das ADs protocola documento reivindicando abertura das negociações
18/04/2016
O Fórum das ADs protocolou documento junto às secretarias estaduais da Educação (SEC), da Administração (Saeb), das Relações Institucionais (Serin) e à Governadoria, na última segunda (11), reivindicando a abertura imediata da negociação da pauta protocolada em 18 dezembro de 2015. (Conheça a pauta). Ainda no dia 11, divulgou moção de repúdio exigindo a exoneração de Paulo Pontes da coordenação da Codes, em função do desrespeito ao Movimento Docente (MD), discente e aos técnico-administrativos, em reunião realizada no dia 7 de abril (Leia matéria).
No encontro do dia 7 deste, as categorias cobraram respostas para os transtornos causados pela grave crise financeira das universidades, respeito aos direitos trabalhistas, como o restabelecimento do adicional de insalubridade, e melhorias na política de assistência estudantil. A expectativa era de que fossem apresentadas respostas sobre as pautas de reivindicações que foram protocoladas. No entanto, simplificando o caráter do momento, Pontes informou que a reunião se tratava de um protocolo, o que indignou os militantes. Diante da postura desrespeitosa e autoritária, o Fórum criticou a inabilidade política do coordenador e ressaltou o despreparo para a atual função que ocupa.
INSALUBRIDADE
As assessorias jurídicas da Adufs, Adusb, Adusc e Aduneb elaboraram um parecer sobre o autoritário corte no adicional de insalubridade nos salários dos professores das universidades estaduais. No documento, elaborado com a proposta de subsidiar o Movimento Docente no debate com o governo, os assessores reafirmam a necessidade de restabelecimento dos pagamentos.
Leia o documento