Comunidade acadêmica convoca nova Assembleia Geral
28/03/2016
Na próxima quinta-feira (31), professores, estudantes e técnico-administrativos da Uefs reúnem-se em mais uma Assembleia Geral Universitária (AGU) para discutir um plano de ação unificado contra o projeto do governo Rui Costa de sucateamento da educação pública e de ataque aos direitos trabalhistas dos servidores. A atividade acontecerá às 14h, no canteiro central da instituição. A reitoria foi convidada a participar do debate.
Além dos informes, a pauta inclui a situação orçamentária da Uefs (manutenção do emprego, condições de trabalho e carreira e permanência estudantil); mais os encaminhamentos.
A mobilização é mais uma resposta da comunidade acadêmica aos desmandos do grupo político à frente do governo da Bahia, que teoricamente defende a educação – sob o slogan “Educar para transformar” – mas, na prática, aprova orçamentos que diminuem as verbas de custeio, investimento e manutenção das universidades estaduais. Como resultado da redução de recursos, há um aprofundamento da grave financeira já instalada e, consequentemente, um comprometimento da capacidade das instituições de garantirem o ensino, a pesquisa e a extensão.
Na universidade de Feira de Santana, honrar compromissos que garantam minimamente o seu funcionamento tem sido um grande desafio. Para piorar a situação, algumas despesas consideradas prioritárias, como o pagamento da mão de obra, já estão ameaçadas. A realidade é de trabalhadores terceirizados demitidos e de atraso no pagamento dos salários daqueles que ainda permanecem no contrato firmado entre as empresas prestadoras do serviço e a Uefs.
O Movimento Docente (MD) das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) defende o acréscimo de mais R$ 488.258.607,50 no orçamento para 2016, o que significa 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as quatro instituições. Também endossa a reivindicação dos discentes pela garantia de 1% da RLI para a permanência estudantil.
A decisão de convocar a Assembleia Geral Universitária foi discutida amplamente em diversas reuniões entre as diretorias da Adufs, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do 3° Grau da Bahia (Sintest) e representantes estudantis. Ano passado, as três categorias que compõem a comunidade acadêmica organizaram uma AGU (Leia aqui).
Ato 7 de abril
O MD das Ueba convocou uma grande manifestação para o dia 7 de abril, com ato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), às 9h, e na Secretaria da Educação (SEC), às 14h. (Leia aqui). A mobilização ainda deve reunir centenas de estudantes e técnico-administrativos, que também endossarão a luta pela ampliação de recursos para as universidades. A Adufs disponibilizará o transporte para a capital baiana. A saída está marcada para às 6h30, com retorno previsto para às 18h. Quem quiser participar deve procurar a secretaria do sindicato até às 17h do dia 6 de abril.
O ato será pauta da AGU deste mês.
Assembleia
Nesta terça-feira (29), às 16h30, no Auditório 4, Módulo VI, será realizada assembleia com os seguintes pontos de pauta: Informes; Campanha salarial 2016 e ataques do governo; Assembleia Geral Universitária (AGU); Eleição dos representantes docentes nos Conselhos Superiores da Uefs; Prestação de contas 2015.2; O que ocorrer.