Fórum das ADs realiza seminário sobre Autonomia, Democracia e Financiamento
04/07/2012
Com o objetivo de ampliar a discussão e instrumentalizar o movimento docente (MD) para o embate com o governo, caso tente impor às UEBA uma autonomia que redunde em sua estagnação ao prever qualquer índice que subvincule seu orçamento a menos de 7% da RLI, o Fórum das ADs promoveu o seminário sobre Autonomia Universitária, terça-feira (03/07), na Uneb de Salvador. Para o MD, este é o mínimo aceitável e ainda com previsão de revisão a cada dois anos.
Com a presença de dois debatedores, que relataram a experiência nas universidades estaduais cearense e paraibana, de representantes das quatro ADs, do ANDES SN, de estudantes e das reitorias da UEFS e UNEB, a discussão centrou-se, principalmente, nos fundamentos para a escolha de um determinado índice de subvinculação e da necessidade imprescindível da democracia e da transparência administrativa nas instituições.
O seminário faz parte do conjunto de mobilizações da categoria docente para a construção da luta em defesa da pauta de reivindicações 2012 e, ao mesmo tempo, contribui para a sistematização dos elementos necessários para o debate com o governo nas próximas negociações.
Um dos pontos cruciais do debate foi o da gestão financeira e patrimonial das universidades. O percentual do orçamento para cada universidade, segundo os professores participantes do encontro, deve ser discutido de forma participativa entre as categorias docente, discente e de funcionários. Para dar continuidade à discussão, o seminário será realizado em duas etapas. A previsão é de que a fase seguinte aconteça no mês de agosto.
“A realização do seminário foi importante para balizar as discussões em torno do tema, pois ouvimos experiências de outras universidades e conhecemos ainda mais as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelas UEBA, sua evolução ao longo dos anos e as reais necessidades de subvinculação orçamentária mínima de 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI)”, salientou Jucelho Dantas, coordenador da ADUFS.