Coordenação Nacional da CSP aprova plano de lutas

22/02/2016

A reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, realizada de 19 a 21 deste, em São Paulo, aprovou como centro de atuação a organização de um plano nacional de lutas para barrar as demissões, o ajuste fiscal, a reforma da previdência e as privatizações. Como marco deste plano de ação será realizado um dia nacional de lutas, 1o de abril, com manifestações, assembleias, paralisações, protestos e panfletagens nos centros urbanos de diversos estados. A Adufs foi representada pela diretora Gracinete Bastos.

A Central também já se prepara para um ato nacional do 1º de maio, em São Paulo, convidando todas as organizações e setores da esquerda classista para que se somem à iniciativa. O ato nacional não prejudica os atos que serão realizados nos demais estados.

“Vive-se uma conjuntura de constantes ataques aos trabalhadores, que se refletem, entre outras perdas, em demissões e retirada de direitos. O trabalhador não pode pagar a conta da atual crise político-econômica do país. Por isso, a central está convocando entidades e movimentos sociais dos estados para barrar essas investidas. Além disso, a CSP está lançando uma campanha nacional pela legalização do aborto no Brasil. A proposta é que sejam organizados atos em alusão à campanha no 8 de Março”, informou Gracinete Bastos.

A CSP aponta que diante do papel de sustentação do governo Dilma pelas centrais sindicais, principalmente a CUT, e das frentes de apoio que se formaram em torno do governo, é necessário a construção de um pólo alternativo ao governismo e à oposição de direita. Essas resoluções serão levadas para a reunião do Espaço de Unidade de Ação, que acontece na próxima quarta-feira (24), com o intuito de buscar unidade em tornos dessas bandeiras.

A Coordenação aprovou um calendário de mobilização:

26 a 28 de fevereiro – Seminário Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

8 de março – Dia Internacional de Luta da Mulher Trabalhadora

1º de abril – Dia Nacional de Luta contra as mentiras do governo e dos patrões

2 e 3 de abril – Seminário Nacional sobre Terceirização

28 de abril – Dia Internacional em memória dos atingidos por acidente de trabalho

1º de maio – Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras

16 e 17 de junho – Encontro Nacional da Educação 

Leia Também