Comitê Local em Defesa da Educação Pública planeja novas atividades

01/02/2016

O Comitê Local em Defesa da Educação Pública reúne-se quarta-feira (03/02), às 15h, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), para planejar as próximas ações, preparar a reunião do Comitê Estadual, a ser realizada no dia 20 deste, em São Gonçalo dos Campos, e discutir a organização do Encontro Estadual da Educação. A Adufs participa ativamente dos debates.

Segundo o diretor Edson do Espírito Santo, o Comitê Local tem se tornado um importante espaço político de mobilização e construção do Encontro Estadual, que ocorrerá entre 8 e 10 de abril, na Uefs. Participam das reuniões, docentes da educação básica, superior e técnica, além de estudantes e coletivos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

“Além das outras demandas, também iniciamos a discussão do Regimento do Encontro. O documento será amadurecido na reunião do dia 20, quando representantes de diversas cidades baianas estarão reunidos”, acrescentou o diretor da Adufs. A fase estadual é preparatória ao II Encontro Nacional da Educação (ENE), a ser realizado entre 16 e 19 de junho de 2016, em Brasília (DF).

A próxima reunião do Comitê Estadual será dividida em duas partes. A primeira será um momento de formação com a discussão do tema As dimensões da precarização na educação básica. A proposta é mapear a realidade no Ensino Médio e nas modalidades da educação profissional, da educação do campo e do ensino profissionalizante no estado da Bahia. Em momento posterior, serão discutidas questões organizativas do funcionamento do Comitê e os detalhes de preparação do Encontro Estadual.

Encontro Estadual de Educação
O tema do Encontro Estadual é Pátria Educadora, para quem? O PNE e o projeto de educação da classe trabalhadora. O objetivo é construir propostas para o setor a partir da participação de diversos segmentos, e unificar a luta em torno de um projeto que contraponha o PNE construído pelo governo. Conforme encaminhamento do 35º Congresso do Andes, ocorrido de 25 a 30 de janeiro deste, as entidades que fazem parte dos Comitês defenderão no II ENE a elaboração de uma agenda de lutas em defesa da educação pública, articulada com demais entidades representativas dos trabalhadores da educação e do movimento estudantil. Além disso, as discussões acerca dos projetos de leis que atacam a educação pública serão incorporadas tanto nos encontros preparatórios que antecedem a realização do II Encontro Nacional como também no II Encontro, tendo como referência o Caderno nº 26 do ANDES-SN.

O ENE é realizado pelo Comitê Nacional em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, criado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), seções sindicais e diversos movimentos sociais. Este ano, tema do encontro será Por um projeto classista e democrático de educação. As discussões terão como eixos: gestão; financiamento; formação e trabalho docente; avaliação; acesso e permanência; gênero, sexualidade e questões étnico-raciais. O ENE é precedido de etapas preparatórias nos estados e municípios brasileiros. 

Leia Também