Participantes da Regional Nordeste III defendem auditoria da dívida pública

11/12/2015

A Secretaria Regional Nordeste III do Andes-SN organizou, na última sexta (4) e sábado (5), na Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs), o 50º Encontro. Os participantes encaminharam o fortalecimento do Comitê Estadual em defesa da educação pública em cada um dos estados que compõem a Regional, mais a auditoria da dívida pública. O professor Gean Santana, diretor da Adufs Bahia e do Sindicato Nacional, compôs a mesa de abertura do debate. A seção sindical de Feira de Santana também foi representada pelos professores Geraldo Ferreira e Neima Oliveira.

Durante as falas, foi avaliado que o ajuste fiscal anunciado pelo governo Dilma evidenciou a ofensiva do capital financeiro e implicou no aprofundamento dos ataques ao serviço público. “O setor público e o funcionalismo foram os alvos do ajuste fiscal promovido pelo governo federal. Um ataque feito em nome do pagamento da dívida pública, responsável por um crescente processo de subtração de recursos nacionais para transferência ao setor financeiro privado. Precisamos defender a auditoria para que se verifique a razão da crescente cobrança”, disse Geraldo Ferreira.

O 50º Encontro da Secretaria Regional Nordeste III do Andes-SN discutiu os temas “Previdência e Crise Fiscal” e “Carreira Docente e Precarização”. A previsão é de que a próxima edição do encontro aconteça na última semana de fevereiro, na Adusb, em Vitória da Conquista. A Regional Nordeste III do Andes-SN é composta por professores das universidades estaduais e federais dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. 

Leia Também